quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Área de Proteção Ambiental Alter do Chão

A APA Alter do Chão tem 16.180 hectares de extensão e inclui as comunidades de Alter do Chão, Caranazal, São Raimundo, São Pedro, Andirobal, Jatobá, Ponta de Pedras e São Sebastião.


Por que a APA?

As comunidades, organizações locais e a Prefeitura Municipal se mobilizaram para proteger as florestas, savanas (cerrados), a água e toda a natureza desta área especial que, por apresentar paisagens únicas e comunidades hospitaleiras, movimenta o turismo local, a economia regional e representa a principal fonte de renda para muitas famílias.

As ameaças a estas diferenciadas e frágeis características socioambientais são várias:

- desmatamento e ocupação ilegal de margens de lagos e igarapés;

- desmatamento de grandes áreas motivado por projetos agrícolas inadequados;

- crescimento da especulação imobiliária na região e crescimento urbano desordenado;

- ausência de saneamento básico e destinação incorreta de resíduos sólidos;

- contaminação e assoreamento das águas;

- perspectiva de ampliação das ameaças com o asfaltamento da BR163, construção do Complexo Hidrelétrico no rio Tapajós e a possível transformação de Santarém na capital do Estado do Tapajós.

Mas afinal, o que é uma APA?

A APA é uma Unidade de Conservação de Uso Sustentável, que permite a permanência das populações humanas e o uso direto dos recursos naturais e outras atividades produtivas. O principal objetivo é a promoção do ordenamento territorial e da conservação ambiental, aliados a processos de desenvolvimento local apropriados, para que esta geração e as futuras continuem desfrutando de um meio ambiente equilibrado e de melhores condições de vida.

A valorização da cultura local e da diversidade cultural, na APA, é fundamental para o fortalecimento dos modos de vida tradicionais e a construção de alternativas sustentáveis de geração de renda e uso dos recursos naturais.

O que eu tenho a ver com a APA?

A participação popular, mais do que desejada, é necessária para que os objetivos da APA sejam alcançados. O Conselho Gestor da APA Alter do Chão está criado e nele estão representados os órgãos públicos, as comunidades, as organizações sociais e as entidades privadas. É neste espaço público onde são debatidos os desafios e as regras de uso são elaboradas. O Conselho é um espaço de negociação de interesses e é um importante espaço de exercício da cidadania.

Coma a APA vai funcionar?

O Plano de Manejo é um documento que será elaborado para planejar ações de curto, médio e longo prazo que permitam alcançar os objetivos da APA Alter do Chão. Além dos estudos técnicos e científicos é essencial a participação das comunidades, definindo o que, como e onde devem ser realizadas as ações e projetos.

O Conselho da APA tem alguns Grupos de Trabalho e o primeiro é o GT Mobilização, que está dando início ao planejamento participativo desta área protegida, com a elaboração de um Plano de Utilização que organizará as primeiras regras de uso e servirá de base para a elaboração do Plano de Manejo da APA.

Cada um tem muito a contribuir para garantir o que é de todos!

INFORME-SE, DIVULGUE E PARTICIPE!

Reuniões do Conselho Gestor a cada 15 dias em Ater do Chão


Entre em contato com a APA: apaalterdochao@gmail.com

Um comentário:

  1. A proxima reuniao do Conselho da APA vai acontecer no dia 17 de novembro de 2011, as 19h no Centro de Convivencia do Idoso de Alter do Chao.

    ResponderExcluir