No dia 15 de novembro circulou no email da APA Alter do Chão o primeiro aviso:
Uma casa está sendo construída dentro do Lago do Carauarí, num ponto que seca no verão. - Prontamente a SEMMA foi comunicada. Veio vistoriar o local no dia 18 do mesmo mês, acompanhei pessoalmente esta vistoria quando o fiscal Denílson confirmou que a construção era irregular, não tinha licença alguma para fazer a obra nem se quer documento do terreno, afinal praia é uma área pública.
Uma casa está sendo construída dentro do Lago do Carauarí, num ponto que seca no verão. - Prontamente a SEMMA foi comunicada. Veio vistoriar o local no dia 18 do mesmo mês, acompanhei pessoalmente esta vistoria quando o fiscal Denílson confirmou que a construção era irregular, não tinha licença alguma para fazer a obra nem se quer documento do terreno, afinal praia é uma área pública.
Em seguida a SEMMA comunicou, verbalmente, que o proprietário já tinha sido autuado e multado, que ele teria que encerrar a obra retirando os materiais do local. Na semana seguinte a obra continuava normalmente.
Me reportei novamente a SEMMA que disse que tomaria providencias na sexta-feira, dia 02 de dezembro, e que me procurariam em Alter do Chão para relatar o que aconteceu, não recebi noticias de nenhum fiscal. A noite liguei para o chefe da fiscalização, ele me contou que veio e autuou novamente mas não me encontrou. Disse que se a obra continuasse nesta segunda feira (05/12) tomariam providencias no sentido de “retirada da obra” ofereci ajuda da comunidade caso precisasse de mão de obra para esta ação, a resposta que recebi foi que isso não era necessário pois o pessoal da SEMMA cuidaria disto. Na segunda de manhã voltei ao local do crime.

Fui a SEMMA com um ofício do Conselho da APA solicitando o relatório e copias das intimações entregues sobre esta denuncia. Oficio entregue, encontrei com o Secretário Marcelo Correa que pareceu não saber desta denuncia especificamente mas prometeu tomar atitude hoje (terça feira 06/12), e para a minha surpresa disse que não tem mão de obra para a remoção da construção e cogitou aceitar a ajuda da comunidade.
Enfim as informações são um pouco controversas.
Amanhã retorno a SEMMA para ver se consigo alguma boa noticia. Pensei em redigir um documento onde o próprio secretário autoriza a APA a fazer a retirada da obra em vez de ter que nos reportar mais uma vez ao Ministério Público e esperar nada acontecer, temos que agir!!
Infelizmente eu também acompanhei todo este bla..bla..bla da SEMMA. Creio que trata-se de uma secretaria imprestável e inoperante.
ResponderExcluirVi o carro da SEMMA durante todo o fim de semana encostado na rua Turiano Meira em Alter do Chão. Parecia que estava parado por algum problema. Mas isso não deve ser desculpa para a falta de atitude da fiscalização.
Mas creio também Borô que se a APA se meter nisso com as próprias mãos, pode ser que a própria comunidade se volte contra nós. Sabe como são as coisas por aqui. Um monte de gente de fora querendo tomar conta de Alter do Chão. Vai ser esse o discurso que vamos ouvir.
Acho que temos que cobrar uma atitude do ministério público sim e ir entregar isso pessoalmente, inclusive denunciando a SEMMA.
Se o MP não resolver, ninguém resolve.
Esta é mais uma situação desanimadora que temos que enfrentar no dia-a-dia. Mas imagino que o caminho correto é este que vocês da APA já estão fazendo: denúncias e cobranças. Concordo com o Fadini na questão de não tomar para a APA uma responsabilidade que é da SEMMA. Primeiro por que esta é uma obrigação deles e segundo pelo motivo que o Fadini já apresentou. Este blog já tem o poder de pressão. Vamos divulgá-lo ao máximo, quem sabe não cai nas vistas de alguém que realmente tome uma atitude legal.
ResponderExcluirQue absurdo !!!
ResponderExcluirSou morador de Alter do Chao a mais de 12 anos e acredito que podemos sim fazer alguma coisa.
Unidos podemos sempre mais do que acreditamos.
Se nos unirmos e juntos chegarmos ate o local com uma autorizacao da SEMA ou do Conselho C. poderemos ir fazer a retirada do material e com a compania de uma camera filmadora registrar a retirada. Isso vai ser polemico mais pode ser uma solucao. Se a coisa complicar, vamos estar filmando de qualquer maneira. E se ficar feio a coisa podemos parar e levar o material para a TV Tapajos ou programas do tipo Rota 5. ja tudo filmado. Eles vao adorar a polemica e assim poderemos ter mais visibilidade das nossas intencoes. Temos que agir, precisamos criar polemica. Estou disposto e podem contar comigo. aqui esta meu telefone: 9196-2266
Infelizmente até hoje nada foi feito.....só promessas, a casa está pronta e de pé. Agora acabei de receber uma noticia que outra esta sendo construída no Igapó do Caranazal...se nada for feito esta brincadeira não vai parar.
ResponderExcluirO mais interessante é falta de interesse do poder público.Parabéns a APA,pela mobilização!
ResponderExcluirPassado quase um ano dessa grave e corajosa denúncia, o que aconteceu, Boro? Pergunto se vocês tem advogado?
ResponderExcluirAbraço.
Pedro
seupedro2@yahoo.com.br
O Ministério Público foi acionado e determinou que a SEMMA tomasse as providencias. A mesma informou que o responsável retirasse a obra. A SEMMA não tomou mais nenhuma providencia.
ResponderExcluirNão temos advogado nem recurso para pagar um, atualmente o secretário executivo é o Pablo.
Obrigado pelo interesse!